quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Orgulho e Preconceito e Zumbis x Orgulho e Preconceito

bom...
Eu só li o primeiro, inteiro, e umas 30pgs do segundo.
Tá, aqui vai minha opinião.
Eu escolhi ler primeiro a versão com zumbis, porque imaginei que se a história não ficasse boa com zumbis, não valeira a pena tentar pela versão zumbi free. Então fui lá e li.
E na minha opinião, do jeito que se lê, parece que essa tinha sido a intenção da Jane Austen em primeiro lugar. Dae ela achou que o pessoal não ia gostar, que iriam jogá-la na fogueira, e falou: ok, sem zumbis.
A adaptação se encaixa tão bem, que nem por um momento você pensa "oh céus, isto não deveria estar acontecendo, acabaram de estragar um clássico da literatura inglesa". Se é que alguém pensa assim.
Os personagens são deliciosos (bem como seus cérebros), e fica tudo tão mais conciso e dinâmico, dá de fato um sentido a uma história que, quando se lê independente da versão original, parece a original. Referências a estrelas ninja, a hipocrisia e preocupações fúteis em meio ao caos britânico... é uma excelente literatura.
E eu gostei muito mais de ter seguido a ordem inversa. Agora, enquanto leio Orgulho e Preconceito - zumbi free edition, eu posso me recordar: bom nessa parte um zumbi já tinha aparecido para comer esta personagem, ou então 'em vez de ser meio mosca morta, Eliza já tinha jurado ameaça de morte ao Darcy e estripá-lo para defender sua honra'. De fato, creio que deu até mais profundidade à personagem pelo que pude perceber até agora (até a página 33, ahahahaha).
Como podem perceber, zumbis realmente fizeram a diferença. E em vez de pensamentos do nível "agora seguiria uma conversa fútil na qual as ditas jovens moderninhas ficariam consternadas perante a necessidade de casar", eu posso pensar "agora elas estariam treinando no dojo com estrelas ninja treinando a arte de Chaolin".
Eu indico os dois, tanto para quem quiser saber da onde foi que a enésima Elizabeth de Keira Knightley surgiu, como para quem está procurando sair do óbvio (embora The Walking Dead e outros estejam jogando zumbis em voga novamente).
Enjoy

Nenhum comentário: